No início do mês de outubro, o vereador Cidimar Porto, encaminhou um ofício à TV TEM Rio Preto, solicitando informações a respeito da constante queda do sinal digital da TV aberta em Catanduva.
De acordo com o parlamentar, inúmeros munícipes tem reclamado da queda do sinal na cidade.
“Tenho recebido inúmeros moradores de vários bairros de Catanduva, que estão reclamando da queda do sinal da TV TEM Rio Preto. Muitos relatam que mal conseguem assistir sua programação devido à queda na transmissão. Então, por meio de ofício, solicitei que providenciassem uma solução, afim de que o problema fosse sanado e os munícipes voltassem a assistir à programação deste canal”.
Em resposta, ao solicitado pelo vereador Cidimar Porto, a TV TEM Rio Preto, informou que as interferências ocorreram devido aos fenômenos da natureza.
“Diante da solicitação de verificação de TV desta emissora, devido a ocorrência de instabilidade na localidade de Catanduva, vimos esclarecer que a TV TEM faz a distribuição de seus sinais através do uso de satélite geoestacionário para toda a sua área de cobertura. No período compreendido de 08/09/2020 a 17/09/2020, todas as comunicações via satélite em nossa região estiveram sujeitas ao que chamamos de interferência solar.
A interferência solar ocorre quando o sol cruza o plano equacional da Terra e está alinhado com o satélite e a antena parabólica de uma estação terrena, no nosso caso, o posto retransmissor do município. Pela característica de funcionamento da antena parabólica, isto causa significante aumento de interferência na recepção do sinal.
É um fenômeno previsível que depende da posição geográfica do posto retransmissor e da posição do satélite. Normalmente não dura mais que alguns minutos, sendo ampliado em antenas de pequeno porte.
Portanto, durante esse período estivemos sujeitos a interferências causadas por fenômenos da natureza, previsíveis, porém irresolutas”, disse Luiz Ricardo Queiroz, Diretor Executivo da TV TEM.
Cidimar Porto agradeceu as informações prestadas pelo Diretor Executivo da TV TEM.
“Fico extremamente feliz com a agilidade na resposta, e principalmente por saber o motivo que levou a TV TEM Rio Preto a passar por instabilidades. Agora vou acompanhar o andamento e, se persistir o problema, voltarei a cobrar a solução.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva